sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Demorou, mas chegou...

Demorou 21 anos, mas Bárbara está no espaço. Persistência e determinação são apenas algumas das qualidades dessa minha companheira de turma tão querida. Eu diria, a mais querida da turma.
Ela havia sido backup em 1986, quando a tragédia do Challenger aconteceu. Não se abateu. O programa de professoras no espaço foi cortado, ela foi para a floresta, dar aulas em uma pequena escola. Conheceu Clay, seu marido, um ex-bombeiro de combate a incendios florestais. Hoje ele é escritor. Ela voltou para a NASA, sempre na área de educação. Foi selecionada para a turma "Penguins", a "classe 17 de astronautas", a minha turma!
Sábia, mais velha, ela sempre foi a conciliadora. Dona da harmonia e regente da paz entre todos nós. Merece, com todas as honras, todas as homenagens que serão feitas depois do vôo.
Hoje ela está na ISS. Olhando dias e noites passarem rapidamente pelas janelas da espaçonave. Estrelas, continentes verdes, mares azuis.
Parabéns Bárbara! Que sua missão seja plena de êxitos e felicidades. Que seu retorno seja suave e seguro. Que você consiga ensinar, coisa que faz tão bem, para amigos e desafiantes, qualidades das melhores, qualidades que tens de sobra, e assim possa também fazer de nós, pessoas melhores.
Aqui no Brasil, tenho a satisfação de encontrar, na semana que vem, meus companheiros de missão espacial: o Astronauta Jeff Williams, Coronel da Reserva do Exército Americano e o Cosmonauta Pavel Vinogradov, Civil.
Irmãos de espaço, confiamos a vida um ao outro. Coisa rara hoje em dia.
Estaremos cumprindo uma intensa agenda junto ao SENAI, Universidades, Centros de Pesquisas, Unidades da Força Aérea, etc. Vale a pena conferir na nossa página.

Nenhum comentário: